27/02/2009

Consultório "It-Girls" : O que é Pilates?

O foco do Pilates é fortalecer os musculos do “core”, ou seja, os músculos que rodeiam e suportam o seu tronco, assim sentir-se-á em forma e com uma postura melhor para enfrentar o mundo exigente de hoje.
Muitos programas de exercício concentram-se em desenvolver a força de outros músculos através de treino com pesos, exercícios na bicicleta, etc. Pilates, pelo contrário, desenvolve todo o corpo, dando-lhe um aspecto mais alongado, alinhado e forte.

Princípios do Método de Pilates

1. Concentração

2. Respiração: Uma respiração correcta é essencial em Pilates, embora possa ser a parte mais complicada de dominar. Quanto melhor for o controlo da respiração, mais efeitos o Pilates terá em si. A respiração deverá conduzir o movimento e não o contrário.
3. Centralização: Se leva uma vida sedentária, o tipo de exercício adequado irá desenvolver profundamente a força muscular, de forma a ajudá-lo a sentar-se correctamente e evitar problemas de coluna. Quando pratica Pilates foca-se no centro do seu corpo. Assim estará a desenvolver a força do core.
4. Controlo: Movimentos controlados, fluidos e lentos é a chave de Pilates, cada movimento é suave até ao próximo. Assim desenvolve o controlo fisico e mental, terá uma consciencia corporal como nunca.

5. Precisão.
6. MovimentoPilates é um círculo contínuo de movimentos relacionados entre si, todos passando fluentemente de um para o próximo. O Pilates pode ser combinado com outro tipo de exercícios, assegurando assim, que usa todos os musculos.
7. Isolamento: Em Pilates o “isolamento” é o exercicio mental de identificar a sensação de cada grupo muscular. Só assim poderá fortalecer músculos mais fracos e harmonizar todo a estrutura muscular.


Exemplos:



3 comentários:

a Gaja disse...

Sempre tive curiosidade para experimentar e quem sabe se é desta...desejo boa sorte para os teus treinos e vamos lá ver quanto tempo eu aguento os meus

Pedro disse...

Ai essa posições dão-me cá umas ideias...


lol estava a brincar... acho eu =p

Luís disse...

Vês afinal tinha razão quando disse que era aquilo das bolas :p. Mas, com essa explicação até acredito que me fizesse bem...